Racismo Institucional

Racismo Institucional

O QUE É RACISMO INSTITUCIONAL?

“É o fracasso das instituições e organizações em prover um serviço profissional e adequado às pessoas em virtude de sua cor, cultura, origem racial ou étnica... o racismo institucional sempre coloca pessoas de grupos raciais ou étnicos discriminados em situação de desvantagem no acesso a benefícios gerados pelo estado e por demais instituições e organizações” Conceito definido pelos ativistas integrantes do grupo Panteras Negras Stokely Carmichael e Charles Hamilton em 1967 .


TÁ, MAS COMO ASSIM?

O racismo institucional não está na cara como um ato explicito de discriminação de um indivíduo contra outro, como o racismo interpessoal. Ele é mais difícil de identificar, mas nem por isso menos destrutivo de vidas humanas, e acontece discretamente no cotidiano das instituições. Sabe quando você percebe que existe um tratamento diferente entre pessoas que estão contratando/recebendo o mesmo serviço, com menos benefícios e oportunidades e mais obstáculos e dificuldades para uma pessoa negra em relação a uma branca? Isso é racismo institucional.


POR QUE ESSE ASSUNTO É TÃO SÉRIO?

Além de gerar sofrimento para o indivíduo, o racismo institucional mantém um ciclo de desigualdades na distribuição de serviços, recursos, oportunidades e riquezas. O CAMINHO DA MUDANÇA No Brasil, em 2005 foi criado o Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI) para fortalecer a capacidade do setor público de identificar e prevenir o racismo institucional com a criação e revisão de políticas, normas e procedimentos e a capacitação das instituições

Fonte

https://www.crpsp.org/impresso/index?categoria=5

Acesse o conteúdo completo dessa matéria:

https://www.crpsp.org/impresso/index?categoria=5


Psicóloga & Neuropsicóloga Marta Cordeiro - CRP 06/150863